Bem-vindos !!!

Bem-vindos!!! Este blog está sendo criado para a postagem de atividades realizadas durante um curso de Pós-graduação. Espero que os assuntos aqui postados possam contribuir para o trabalho dos educadores da Educação Infantil. Bom trabalho a todos!!!

Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

VERGNAUD E A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS

Segundo Vergnaud "Infelizmente, na Educação, não temos o hábito de levar o resultado das pesquisas para dentro da sala de aula, como fazem regularmente médicos e outros cientistas, e isso é uma perda muito grande para nós, esta teoria nos leva a compreender como as crianças constroem conhecimentos matemáticos. Ela é fundamental para ensinar a disciplina, pois permite prever formas mais eficientes de trabalhar os conteúdos. Mas os ganhos para quem usa esse conhecimento são enormes, pois o professor passa a compreender melhor o que faz em classe. No caso da Matemática, é muito claro que as crianças têm necessidade de assimilar aquilo que pedimos que elas façam. Por isso, temos de propor situações nas quais a soma faça sentido, a subtração faça sentido - e isso vale para a escolha dos dados, não só para as contas. E vale também para o professor. Se ele vê os alunos errar sem entender o percurso que estão trilhando, todo o trabalho se perde, não funciona. "
Compreender a evolução do raciocínio da criança exige do professor observações constantes, experimentações e registros.Isto tudo é muito trabalhoso e exige maior dedicação, mas com certeza trará bons resultados que serão favoráveis aos alunos e satisfação para o educador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário