
a) Linguagem visual: Através de um ambiente adequadamente decorado (painéis, cartazes, faixas) que remete ao universo infantil e procuro também ilustrar os assuntos que farão da aula.
b) Linguagem musical: Motivo os alunos a cantar canções de roda, músicas infantis coreografadas de maneira lúdica e prazerosa.
c) Linguagem Literária: Faço a leitura de histórias, contos de fadas todos os dias, depois conversamos sobre as histórias, às vezes uso a história para ressaltar comportamentos positivos e/ ou negativos diante de certas situações. Os alunos podem levar livros para casa pra ler com os pais.
d) Linguagem corporal: Tento desenvolver expressões faciais, diferentes tons de vozes, imitações enquanto conto as histórias, ou enquanto canto músicas.
e) Linguagem Teatral: Compreendo que o desenvolvimento teatral se dá através do desenvolvimento de todas as outras linguagens, não precisa necessariamente ser a representação de um texto teatral, por exemplo, quando a criança canta uma música onde tem que fazer diferentes expressões faciais e vozes diferentes ela está então desenvolvendo a sua linguagem teatral. Apesar de gostar muito de teatro, admito que interpretar textos teatrais com meus alunos não é uma atividade freqüente, mas sei que posso melhorar.
Todas estas atividades são importantes para o desenvolvimento da criança, mas é preciso buscar mudanças, atividades diferentes para motivá-los ainda mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário