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Bem-vindos!!! Este blog está sendo criado para a postagem de atividades realizadas durante um curso de Pós-graduação. Espero que os assuntos aqui postados possam contribuir para o trabalho dos educadores da Educação Infantil. Bom trabalho a todos!!!

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domingo, 20 de março de 2011

PROJETO IDENTIDADE

PROFESSORA: Rosa Maria de Araújo


TURMAS: 2º período Algodão doce

- 2.010 -


JUSTIFICATIVA

Identificar os próprios gostos e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como um indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos. Esse processo de autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no final da vida, é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente. A escola, assim, tem papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada aluno, onde os indivíduos estão mais disponíveis à aprendizagem, ao se identificar com o modelo de ser humano que lhe é apresentado. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade tem a função de distinguir, marcar as diferenças, sejam elas, físicas, emocionais e comportamentais, dos indivíduos. Sendo assim, de nada adianta prepararmos planejamentos especiais para trabalhar a identidade, se não é respeitado o ritmo de cada criança em sala de aula. Daí o Projeto Identidade na Educação Infantil vem propor atividades que sejam próprias do mundo lúdico e do imaginário da criança e que colaborem para a formação de uma identidade autêntica e respaldada em valores éticos necessários ao cidadão consciente do seu papel na construção da sua história e da história do outro.

OBJETIVO GERAL

Possibilitar a construção da identidade da criança a partir das relações sócio-histórico-culturais, de forma autêntica, consciente e contextualizada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Resgatar a história de vida do aluno, tendo como fator primordial a elevação da
    sua auto-estima, possibilitando que ele se identifique como sujeito da história.
  • Trabalhar a percepção do corpo a partir de observações sistemáticas, no espelho, do rosto, dos cabelos, das partes do corpo, da altura, etc.
  • Identificar e reconhecer partes do seu corpo.
  • Valorizar o seu corpo reconhecendo a importância de bons hábitos de higiene.
  • Reconhecer a importância de uma boa alimentação para a formação de bons hábitos alimentares, tendo uma mudança de comportamento .
  • Identificar e reconhecer aspectos que o caracterizam no grupo ao qual pertence (características físicas e culturais, hábitos, costumes e valores).
  • Fazer o aluno reconhecer a existência de diferentes modos de ser e viver, tanto na sociedade em que vive (diferenças étnicas, sociais, religiosas, de gênero) como em outras culturas (comunidades indígenas, por exemplo).
  • Promover a compreensão dos diferentes tipos de relações, harmoniosas ou conflitantes, na família e no trabalho.
  • Fazer o aluno conhecer a própria história e a história da família, sentindo-se participante dela.
  • Promover a compreensão da história como um processo que se constrói a partir das relações estabelecidas pelas pessoas, no tempo e no espaço.

PROCEDIMENTOS

è Conversa informal sobre os assuntos em questão na rodinha.

è Fazer o seu auto-retrato baseado na obra de Tarsila do Amaral.

è Confeccionar um mural de alturas pintado por eles.

è Músicas.

è Carimbar as mãos das crianças no muro da escola identificando-as

è Fazer uso de dinâmicas: Caixa com o espelho ; Eu sou... e você quem é?; Abraço

è Desenhar junto com os educandos o corpo humano em tamanho natural e junto com eles nomear as partes do corpo.

è Atividades mimeografadas envolvendo os assuntos em estudo ( identidade, corpo, higiene, família, alimentação e escola)

è Histórias de CD e narradas pela educadora.

è De olhos vendados tocar objetos para sentir a importância do tato, experimentar sabores diferentes para perceber o paladar e ,sentir o cheiro de diferentes odores para perceber a importância do olfato.

è Confeccionar um cartaz com alimentos saudáveis e alimentos prejudiciais à saúde.

è Entrevistar os familiares do educando .

è Montar um álbum com as características de cada criança.

è Fazer a carteira de identidade.

è Recorte e colagem sobre o brinquedo preferido.

è Tomar um banho de jornal cantando a música “Hora do banho”

è Regras de higiene

è Brincadeiras: “Se olhar bem, diferença a gente tem”, Casinha,

è Promover momentos para que o aluno observe seu próprio espaço: na classe, nomear todos os objetos e móveis ali presentes.

è Organizar um baú com roupas e adereços para serem usados em Teatros feito pelas crianças.

è Proporcionar às crianças escovas e pasta dental para a escovação diária

è Aplicação de flúor durante em alguns períodos do ano letivo

è Acompanhamento semanal de uma dentista.

è Pintura

è Massinha

è Jogos

è Dobraduras

è No final do Projeto organizar um mural com fotos.

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
Observação do comportamento do educando: relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
É necessário que a avaliação seja sistemática e que, em todos os momentos do projeto, os desempenhos, as dificuldades e os avanços encontrados sejam registrados, a fim de aprimorar as etapas posteriores.

CRONOGRAMA

Temos como pretensão trabalhar este Projeto durante o 1º Bimestre, mas sabendo que cada criança tem um tempo diferente pretendemos usar este projeto como fio condutor para a abordagem de outros temas que poderão surgir e, também estender o tempo se preciso for.


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