PROFESSORA: Rosa Maria de Araújo
TURMAS: 2º período Algodão doce
- 2.010 -
JUSTIFICATIVA
Identificar os próprios gostos e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como um indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos. Esse processo de autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no final da vida, é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente. A escola, assim, tem papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada aluno, onde os indivíduos estão mais disponíveis à aprendizagem, ao se identificar com o modelo de ser humano que lhe é apresentado. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade tem a função de distinguir, marcar as diferenças, sejam elas, físicas, emocionais e comportamentais, dos indivíduos. Sendo assim, de nada adianta prepararmos planejamentos especiais para trabalhar a identidade, se não é respeitado o ritmo de cada criança em sala de aula. Daí o Projeto Identidade na Educação Infantil vem propor atividades que sejam próprias do mundo lúdico e do imaginário da criança e que colaborem para a formação de uma identidade autêntica e respaldada em valores éticos necessários ao cidadão consciente do seu papel na construção da sua história e da história do outro.
OBJETIVO GERAL
Possibilitar a construção da identidade da criança a partir das relações sócio-histórico-culturais, de forma autêntica, consciente e contextualizada.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Resgatar a história de vida do aluno, tendo como fator primordial a elevação da
sua auto-estima, possibilitando que ele se identifique como sujeito da história. - Trabalhar a percepção do corpo a partir de observações sistemáticas, no espelho, do rosto, dos cabelos, das partes do corpo, da altura, etc.
- Identificar e reconhecer partes do seu corpo.
- Valorizar o seu corpo reconhecendo a importância de bons hábitos de higiene.
- Reconhecer a importância de uma boa alimentação para a formação de bons hábitos alimentares, tendo uma mudança de comportamento .
- Identificar e reconhecer aspectos que o caracterizam no grupo ao qual pertence (características físicas e culturais, hábitos, costumes e valores).
- Fazer o aluno reconhecer a existência de diferentes modos de ser e viver, tanto na sociedade em que vive (diferenças étnicas, sociais, religiosas, de gênero) como em outras culturas (comunidades indígenas, por exemplo).
- Promover a compreensão dos diferentes tipos de relações, harmoniosas ou conflitantes, na família e no trabalho.
- Fazer o aluno conhecer a própria história e a história da família, sentindo-se participante dela.
- Promover a compreensão da história como um processo que se constrói a partir das relações estabelecidas pelas pessoas, no tempo e no espaço.
PROCEDIMENTOS
è Conversa informal sobre os assuntos em questão na rodinha.
è Fazer o seu auto-retrato baseado na obra de Tarsila do Amaral.
è Confeccionar um mural de alturas pintado por eles.
è Músicas.
è Carimbar as mãos das crianças no muro da escola identificando-as
è Fazer uso de dinâmicas: Caixa com o espelho ; Eu sou... e você quem é?; Abraço
è Desenhar junto com os educandos o corpo humano em tamanho natural e junto com eles nomear as partes do corpo.
è Atividades mimeografadas envolvendo os assuntos em estudo ( identidade, corpo, higiene, família, alimentação e escola)
è Histórias de CD e narradas pela educadora.
è De olhos vendados tocar objetos para sentir a importância do tato, experimentar sabores diferentes para perceber o paladar e ,sentir o cheiro de diferentes odores para perceber a importância do olfato.
è Confeccionar um cartaz com alimentos saudáveis e alimentos prejudiciais à saúde.
è Entrevistar os familiares do educando .
è Montar um álbum com as características de cada criança.
è Fazer a carteira de identidade.
è Recorte e colagem sobre o brinquedo preferido.
è Tomar um banho de jornal cantando a música “Hora do banho”
è Regras de higiene
è Brincadeiras: “Se olhar bem, diferença a gente tem”, Casinha,
è Promover momentos para que o aluno observe seu próprio espaço: na classe, nomear todos os objetos e móveis ali presentes.
è Organizar um baú com roupas e adereços para serem usados em Teatros feito pelas crianças.
è Proporcionar às crianças escovas e pasta dental para a escovação diária
è Aplicação de flúor durante em alguns períodos do ano letivo
è Acompanhamento semanal de uma dentista.
è Pintura
è Massinha
è Jogos
è Dobraduras
è No final do Projeto organizar um mural com fotos.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
Observação do comportamento do educando: relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
É necessário que a avaliação seja sistemática e que, em todos os momentos do projeto, os desempenhos, as dificuldades e os avanços encontrados sejam registrados, a fim de aprimorar as etapas posteriores.
CRONOGRAMA
Temos como pretensão trabalhar este Projeto durante o 1º Bimestre, mas sabendo que cada criança tem um tempo diferente pretendemos usar este projeto como fio condutor para a abordagem de outros temas que poderão surgir e, também estender o tempo se preciso for.
Nenhum comentário:
Postar um comentário