
| Behaviorismo | Piaget | Vygotsky
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1-Concepção sobre o ser humano | O ser humano é o que possui a menor quantidade de comportamentos inatos. | O ser humano visa um equilíbrio interno para sobreviver num determinado ambiente. | O homem se diferencia dos demais animais devido ao seu caráter de intencionalidade |
2-Premissas básicas
| Ciência do comportamento(resposta a um determinado estímulo) que pode ser controlado ou não. | Visão interacionista(relação sujeito e objeto de conhecimento) | Processos psicológicos superiores está nas relações do homem com seu meio cultural. |
3-Objetivo das pesquisas
| Interação entre organismo e ambiente(estímulos internos e externos) | Como se dá o conhecimento e a evolução dos estágios de conhec. | Como se dá a construção do conhecimento por meio da relação mediada |
4-Como foram suas pesquisas
| Ratos em laboratórios; Caixa de Skinner | Com recém-nascidos, crianças de 0 a 16 anos. | Crianças isoladas e crianças em grupos diferentes |
5-Como define desenvolvimento | ============ | É um processo de equilibração sucessiva cujo objetivo final é a aquisição do raciocínio operatório formal. | É um processo pelo qual o indivíduo se apropria dos conhecimentos culturais, e a origem desse processo é social |
6-Como define Aprendizagem. | Toda a aprendizagem é um tipo de condicionamento | Constrói-se através da interação do sujeito com o meio a partir de estruturas existentes e está contida no desenvolvimento. | Processo que ocorre em função de experiências prévias, e provoca mudanças como produto. |
7-O que pensam sobre meio ambiente | O ambiente inicia e controla a aprendizagem | Contribui para o desenvolvimento da criança | O meio cultural é muito importante pois vai promover o desenvolvimento e levar a aprendizagem. |
8-O que pensam sobre características inatas | São pouco importantes | Contribui para o desenvolvimento da criança | Contribui para o desenvolvimento da criança |
9-A cultura | Desconsidera este fator nas suas pesquisas. | Não é relevante para o desenvolvimento cognitivo,mas serve como estímulo. | É de muita importância para o desenvolvimento e aprendizagem |
10-As experiências | Todos os indivíduos são iguais, basta estimular e acontecerá a aprendizagem. | Estágios: sensório-motor,pré-operatório, operatório-concreto,operações formais. | Realizou com crianças considerando o meio sócio-cultural delas. |
11-Papel da escola | Responsável pela motivação extrínseca | Levar os educandos a um maior grau de desenvolvimento, mas sem extrapolar a tendência natural de equilibração majorante de cada fase do desenvolv. Cognitivo. | Conhecer e aplicar com eficiência a zona de desenvolvimento proximal |
12-Papel do professor | Elemento reforçador na escola | Conhecer o nível operatório do aluno para identificar os esquemas que devem ser colocados numa situação de conflito cognitivo. | Interferir, provocar avanços no desenvolvimento da criança |
Após rever pontos importantes sobre as teorias da aprendizagem é importante lembrar que estas teorias contribuíram para uma melhor compreensão do desenvolvimento da criança e os diferentes desempenhos que elas apresentavam. Sendo assim cada uma delas tem o seu valor nas mudanças ocorridas no processo ensino-aprendizagem.
Da teoria Behaviorista a Pedagogia passou a reconsiderar os estímulos e os reforços que ofereciam a seus alunos, mudando-os adequadamente obteriam melhores resultados.Hoje em dia ao contrário do que muitos pensam esta ideia é muito aplicada nas escolas, um exemplo claro disto são as notas, os elogios e as repreensões. Apesar desta teoria se limitar apenas a mudança de comportamento sem se aprofundar no desenvolvimento da inteligência ela é muito importante para a educação.
Um dos grandes problemas enfrentados pelos pedagogos foi o desempenho diferente entre os educandos. Em busca de uma resposta para esta questão surge então Piaget que vai derrubar paradigmas sobre o desenvolvimento cognitivo afirmando que a criança passa por estágios os quais devem ser identificados e respeitados pelo professor. Seus experimentos são relevantes. As escolas passam a trabalhar com o material concreto, uma das premissas básicas de Piaget, obtendo bons resultados no desempenho das crianças.Os estágios sensório-motor,pré-operatório, operatório-concreto e operações formais se tornaram ferramentas decisivas na elaboração do Planejamento educacional para a educação infantil, logo todas as atividades e jogos que realizamos em sala de aula fazem parte da teoria piagetiana. Acredito eu que novos pensadores, psicólogos ou pedagogos possam surgir com novas idéias, mas não se supera as idéias de Piaget.
Outro psicólogo que prestou grandes contribuições para a educação com seus estudos sobre a aprendizagem foi Vygotsky que traz mudanças no ambiente escolar. Ele deixa claro que o conhecimento é construído sob a interferência do meio social e o professor tem o papel de mediador. A partir de então as escolas passam a ter um novo olhar sobre a sala de aula que deixa de ter alunos em fileiras individuais motivando-os a se sentarem em diferentes grupos. As atividades feitas em grupo se tornam mais proveitosas, tendo em vista que ali todos estão contribuindo de maneira diferente para a construção do conhecimento.
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